A cidade

Encravado na Serra da Mantiqueira, a uma altitude que ultrapassa 1.150 m. nos pontos mais elevados, o município possui uma área de 322 Km² e está inserido na região denominada “Entre Serras e Águas”.

Nazaré Paulista limita-se ao Norte e a Noroeste com Piracaia, ao Sul com Mairiporã, a Leste com Igaratá e Santa Isabel, a Oeste com Bom Jesus dos Perdões, a Sudeste com Guarulhos e a Sudoeste com Atibaia. Nazaré Paulista tem suas origens na construção da capela de Nossa Senhora de Nazaré, em Atibaia, em 1676 por Matias Lopes, fundador do povoado, serviu de passagem para os bandeirantes, viveu um período de riqueza com a agricultura cafeeira e hoje está voltada para o turismo ecológico e a agropecuária. A zona rural do município produz flores, escargot, rãs, cogumelos, mel, queijos, pinga e farinha. No artesanato destacam-se os bordados, o crochê e a pintura em tecido.

A cidade de Nazaré Paulista apresenta relevo montanhoso, atingindo 1.030 m de altitude, com nascentes, cachoeiras e águas represadas em seus vales.

Confira abaixo alguns dos pontos turísticos da cidade:

IGREJA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Construída no ano de 1676, de estilo arcaico e barroco, com trabalhos de entalhamento em madeira e imagens antigas originárias de Portugal.

PREFEITURA MUNICIPAL

Foi um dos primeiros edifícios construídos no município, em 1870. Abrigou a Cadeia Pública do Governo da Província de São Paulo.

REPRESA DO RIO ATIBAINHA

Represa de 25 Km² que integra o Sistema Cantareira, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo. Nela são praticados esportes náuticos, pesca e banhos.

PRAÇA ÁLVARO GUIÃO

Hoje, totalmente remodelada, e reestruturada com a construção de um palco, e também mirante, e banheiros para atender ao público, é o centro de realização de eventos, apresentações culturais e de exposição do artesanato local.

ALAMBIQUE NENÊ PINHEIRO

Produtor da Caninha Trepadeira, possui ainda a casa sede preservada. Para quem a visita, é possível ver a fabricação da pinga, desde a colheita da cana-de-açúcar até ser envasada.

CASA DE FRANCISO DEROSA

Construção do início do século XX, pertencente ao prefeito dessa época e fundador da escola mais antiga do município, localizada no Bairro do Marmeleiro.

CASA DOS ESCRAVOS

Construção do século XVII, que mantém a sua estrutura e parte do mobiliário original, localizada no Bairro do Cuiabá.

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates